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  • Mai

    18

    2022

Faça seu Certificado Digital na ACE Caçapava

Data: 18/05/2022


ACE Caçapava oferece um serviço essencial para o seu negócio: o Certificado Digital.

O Certificado pode ser adquirido pelo site da ACE e a emissão é feita na sede da entidade.

Os associados da ACE têm descontos imperdíveis na aquisição de Certificados Digitais, tanto para pessoa jurídica, quanto para pessoa física. Clique aqui para falar com nosso comercial e comprar com vantagens EXCLUSIVAS!

 

Você sabe o que é Certificado Digital e qual a sua importância?

O Certificado Digital é uma assinatura eletrônica criada para facilitar a vida de pessoas físicas (e-CPF) e empresas (e-CNPJ). Com ele, é possível agilizar processos, reduzir custos e, principalmente, garantir a validade jurídica, segurança e confidencialidade de dados, pois identifica de forma inquestionável pessoas e empresas no meio eletrônico. É como um “RG do mundo digital”.

O Certificado pode ser utilizado para assinar documentos e contratos, e a assinatura digital realizada com ele tem o mesmo valor legal da assinatura que todos conhecem, feita à caneta em um documento de papel. O recurso é tão seguro que a maioria das aplicações do governo solicita a sua utilização em suas transações. Hoje em dia a aquisição do Certificado é indispensável para a maior parte das empresas, podendo ser obrigatória para algumas.

Quer entender como esse documento funciona na prática? Vamos a um exemplo: você, empresário, está fazendo negócio com um fornecedor que está fora da cidade e precisa urgentemente assinar um contrato. Com um Certificado Digital válido e acesso à internet, você resolve o problema de onde estiver com rapidez e segurança.

 

Tipos de Certificado Digital

Os principais tipos são:

e-CNPJ: é o Certificado Digital da pessoa jurídica e funciona como um documento de identificação da empresa no meio eletrônico. Com ele é possível conferir validade jurídica a transações realizadas em diversos órgãos, tais como Receita Federal e Secretaria da Fazenda. O e-CNPJ é  emitido apenas para o representante legal da empresa. É indicado para empresas que necessitam realizar transações eletrônicas, tais assinatura de documentos fiscais eletrônicos, Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF), acessar o SICAF, entre muitos outros sistemas governamentais.

e-CPF: é a versão eletrônica do CPF e é destinado para as pessoas físicas que necessitam de um documento de identificação no meio eletrônico. Com o e-CPF é possível assinar documentos digitalmente com a mesma validade jurídica de documentos assinados de próprio punho e com firma reconhecida. É indicado para pessoas físicas e profissionais liberais que realizam transações eletrônicas junto à Receita Federal, Juntas Comerciais, Tribunais, ou mesmo para a assinatura de contratos e procurações.

NF-e: a principal característica do PJ NF-e é a possibilidade de restringir seu uso apenas para a emissão de documentos fiscais eletrônicos, inibindo acesso a quaisquer outros sistemas, como o da Receita Federal do Brasil, por exemplo. É indicado para empresas que necessitam assinar digitalmente documentos fiscais eletrônicos, tais como notas fiscais de produtos e conhecimentos de transporte.

As principais opções de armazenamneto são o A1 e o A3. A diferença entre os modelos é que no A1 a assinatura fica armazenada no próprio computador do usuário e no A3 o armazenamento é feito em mídias portáteis, como tokens USB ou cartões com chip.

A1: é um arquivo de computador, que fica armazenado diretamente na máquina em que será usado. Ele pode ser copiado para mais de um computador. Os sistemas que precisam de Certificado Digital farão o acesso direto ao arquivo, sem precisar configurar a máquina nem fazer o acesso por meio de login e senha. Para que o Certificado Digital A1 seja instalado em uma máquina, é necessário salvar o arquivo no computador. Um detalhe importante é que esse tipo de Certificado não é compatível com o uso em dispositivos móveis (tablet e celular). Esse tipo de Certificado tem validade de 12 meses.

A3: por ser  armazenado em uma mídia (cartão ou token), ele precisa de configurações adicionais para uso. O computador deverá ser preparado para acessar a leitora de cartões ou o token, com a instalação de programas específicos. A instalação é simples e rápida, e só precisa ser feita no primeiro uso do Certificado naquela máquina. Todo o suporte, as orientações sobre a instalação dos programas, drivers compatíveis e arquivos são fornecidas pelo site da Safeweb. Esse tipo de Certificado tem senha obrigatória, com validades de 12, 24 e 36 meses. Todas as vezes em que for acessar os sistemas ou assinar documentos, o usuário deverá informar o PIN (senha de uso) cadastrado no momento da emissão do Certificado A3.  Além disso, nesse formato  portátil, você usa o Certificado digital em quantos computadores quiser. Basta que você instale os softwares para conseguir o acesso em cada uma das máquinas.

 

Como emitir o Certificado Digital na ACE Caçapava

1. Acesse o site de vendas aqui (se for associado da ACE clique aqui falar com nosso comercial para comprar com vantagens exclusivas).

2. Selecione o certificado ideal: veja logo abaixo a opção mais indicada para o seu caso.

3. Agende seu atendimento.

4. No dia e horário agendados, compareça à sede da ACE para fazer o cadastro biométrico e apresentar a documentação necessária.

5. Após a validação, o Certificado Digital ficará disponível em algumas horas ou dias.

 

IMPORTANTE: Associados da ACE têm descontos imperdíveis na aquisição de Certificados Digitais, tanto para pessoa jurídica, quanto para pessoa física.

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Parceira ACE Caçapava e Safeweb, uma das maiores Autoridades Certificadoras do país, com suporte técnico 24 horas por dia.

A Safeweb não recomenda a utilização de seus Certificados Digitais para computadores MAC e não se responsabiliza pelo funcionamento de Certificados Digitais nesses computadores.